terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Noel Rosa: O poeta de Vila Isabel


Com uma trilha que é cara do Rio de Janeiro, o filme Praça Saens Peña, possui duas belas músicas do grande compositor Noel Rosa: Quem dá mais e Coração (Samba anatômico). E para quem não sabe, o cantor nasceu e foi criado no bairro de Vila Isabel, como já foi falado aqui no blog, e por isso, ficou também conhecido como Poeta da Vila.

Um dos maiores compositores da história da MPB, Noel Rosa trocou a faculdade de Medicina pela música e também pela boemia carioca e tornou-se ídolo do rádio na década de 1920, aos 19 anos, com o grande sucesso Com que roupa?. Noel é também autor de muitos e muitos outros sucessos como: São coisas nossas, Onde está a honestidade – que por incrível que pareça, continua extremamente atual nos dias de hoje, embora tenha sido composto em 1933!

Infelizmente, Noel nos deixou prematuramente ao morrer de tuberculose, mas com certeza ficará para sempre marcado na história. E para matar a saudade, vai a dica: o filme Noel – O poeta da Vila, de 2006, com direção de Ricardo Van Steen, que narra a história desse grande artista. O longa, que é inspirado na obra Noel – Uma biografia, escrita por João Máximo e Carlos Didier, tem roteiro de Pedro Vicente de Azevedo Alves Pinto e conta com atores como Rafael Raposo e Camila Pitanga.

Veja também que bacana esse vídeo da música Com que roupa, acompanhada de belas imagens do poeta:


Nenhum comentário: