quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tijuca – O berço do samba

Que o bairro da Tijuca transpira música, todo mundo já sabe... Mas hoje, em homenagem ao carnaval que já começa a se aproximar, vamos dedicar o post às escolas de Samba da Tijuca e do entorno do bairro.

São elas: Unidos da Tijuca, Império da Tijuca, Salgueiro, Mangueira, Estácio de Sá e Vila Isabel!

Você conhece a história dessas escolas? Para ninguém ficar só na curiosidade, seguem algumas informações vindas direto do mundo do samba:

Unidos da Tijuca: Foi criada em 1931 e é a terceira mais antiga do Brasil. Traz como símbolo o pavão e tem em sua bandeira o amarelo ouro e azul, cores usadas na Corte Imperial e que significavam uma prova de bom gosto nas vestimentas.

Império da Tijuca: Fundada em 1940, foi a primeira a usar a palavra Império em seu nome e por essa razão, o símbolo escolhido foi uma coroa. Suas cores são o verde e o branco.

Salgueiro: Em 1953, três escolas de samba do Salgueiro – originadas de diversos blocos – resolveram se unir e fundaram o Acadêmicos do Salgueiro, que passou a adotar as cores vermelho e branco.

Mangueira: Nasceu oficialmente em 1928. O nome e as cores (verde e rosa) foram sugestões de Cartola, que foi o primeiro mestre de harmonia da escola. No símbolo, o surdo representa o samba; os louros, as vitórias; a coroa, o bairro imperial de São Cristóvão; e as estrelas, os títulos.

Estácio de Sá: Foi no bairro do Estácio que surgiu a primeira escola de samba, a Deixa Falar. Em 1955, ela e mais três agremiações se uniram e formaram a Unidos de São Carlos, que em 1983 virou a Estácio de Sá, com as cores vermelho e branco.

Vila Isabel: Nasceu em 1946, através de integrantes de outros blocos da região. Manteve as cores da Escola de Samba Azul e Branco, da qual o seu fundador, conhecido com Seu China, fazia parte.

Para saber mais, visite o site Galeria do Samba
e viva o carnaval carioca!

Nenhum comentário: