quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um bairro para se divertir

Aproveitando que o Praça Saens Peña ainda ficará mais um dia em Porto Alegre, o boêmio bairro de Cidade Baixa foi o escolhido de hoje para a coluna Bairros Especiais do nosso blog. Confira!

Um dos locais mais procurados pelos boêmios de Porto Alegre é, sem duvida, o bairro Cidade Baixa. O local abriga uma quantidade significativa de bares, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo. O bairro fica próximo ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que favorece a concentração de estudantes e artistas em seus cafés, bares, museus e boates.

Rua da República, no bairro Cidade Baixa – Porto Alegre (RS)

Hoje, a delimitação do bairro abrange as Avenidas Praia de Belas, Getúlio Vargas, Venâncio Aires, João Pessoa e parte da Borges de Medeiros. Porém esses limites foram alterados em 1979. Até então, a Cidade Baixa era mais ampla, compreendia toda a região localizada ao Sul da Rua Duque de Caxias.

Um dos fatores que contribuiu para a urbanização do local foi a implantação das linhas de bonde de tração animal, através do Caminho da Azenha (Av. João Pessoa) e da Rua da Margem (João Alfredo), que antigamente era atravessada por várias ruelas, todas com nomes de Becos (Beco do Vintém, Beco do Curral das Éguas, Beco dos Coqueiros e Beco Ajuda-me a viver!).

Nenhum comentário: