segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma praça diferente

Aproveitando que esta semana temos boas novas do Praça Saens Peña em Brasília, resolvermos falar sobre uma praça diferente: A Praça dos Três Poderes.


Construída e inaugurada em 1960, a Praça dos Três Poderes, é um espaço amplo que abriga os edifícios que representam os três poderes da República: O Palácio do Planalto (Executivo), O Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). A parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.

Diferente da maioria das praças, a Praça dos Três Poderes não é como uma praça tradicional. Ela não possui árvores, nem uma farta vegetação, apenas algumas palmeiras imperiais. Não vive cheia de gente e não abriga nenhum tipo de festividade. Mas o local é o grande palco das manifestações políticas no Brasil.

Além dos palácios, a Praça possui as esculturas “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi,e “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF. Ao leste da praça, encontra-se o Museu Histórico de Brasília, onde vemos na fachada uma escultura da cabeça de Juscelino Kubitscheck. O local também abriga a maior bandeira hasteada do mundo (segundo o Guiness Book), no mastro de cem metros de altura, monumento de autoria de Sérgio Bernardes.

O Espaço Lúcio Costa foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1992, em homenagem aos 90 anos do criador de Brasília. Fica situado sob o piso da praça, e mostra uma maquete do plano piloto da capital, além de um núcleo de vídeo e sala de leitura, com publicações relacionadas à Brasília.

O Espaço Oscar Niemeyer fica na parte posterior da praça. É uma edificação cilíndrica, onde pode-se admirar os trabalhos – painéis, desenhos e fotos – que representam as obras do arquiteto.

Nenhum comentário: