sábado, 17 de outubro de 2009

Tijuca de ontem, Tijuca de hoje

Praça Saens Peña nos dias de hoje
O que é chamado de Grande Tijuca corresponde a um conjunto de bairros: Tijuca, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Vila Isabel e Maracanã. O bairro da Tijuca, que até a metade do século XIX, era cercado por chácaras e mansões, e que posteriormente foi ocupado por ricos comerciantes e nobres brasileiros, portugueses e ingleses, hoje em dia, com a expansão e desenvolvimento da cidade, é tomado por grandes edifícios e favelas.

O bairro é marcado pelo forte sentimentalismo de seus moradores, que carregam com orgulho, a “alma tijucana”. E pode se dizer que um dos pontos mais fortes da Tijuca, sem dúvida é a Praça Saens Peña: o coração do bairro. Saiba mais sobre a história da Tijuca
aqui!

Cinema Olinda em 1972 na Praça Saens Peña

Nascida e criada no bairro da Tijuca, nos arredores da Praça Saens Peña, Carol Nogueira, 22 anos, se considera uma apaixonada pelo bairro: “Fui moradora da Rua Maxwell até meus 10 anos, nela, onde hoje se localiza um supermercado, até 1822 era uma fábrica de tecidos. Da janela do meu apartamento adorava olhar a tal chaminé... A Tijuca dos meus tempos de criança, era recheada de cinemas de rua na Praça Saens Peña. Lembro de ir com minha mãe e os coleguinhas de escola assistir aos clássicos da Disney que estreavam lá. Nasci, cresci e continuo na Tijuca, e com certeza não a troco por nada! Morador da Tijuca é o único do Rio de Janeiro que possui adjetivo (Tijucano) e como costumamos brincar, nós somos cariocas com sobrenome!"

2 comentários:

Xuxudrops disse...

Tijuca é mesmo um bairro muito tradicional e que retrata com clareza a ascensão e a decadência da nossa Cidade.
O blog é excelente, parabéns!

abraços, Fernanda!

Letícia Lira (lelira) disse...

Adorei! a Tijuca é um dos corações do Rio de Janeiro; berço de suas tradições. Passei minha adolescência lá e tenho ótimas lembranças. Valeu!