segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E nasce a Praça Saens Peña!

No filme Praça Saens Peña o personagem Paulo (Chico Diaz) aborda, no livro que está escrevendo sobre a Tijuca, a origem do nome da praça, que é tão querida para os moradores. Para não deixá-los só na curiosidade, vamos contar aqui no blog o porquê desse nome, além de comentar um pouquinho sobre seu histórico.

No passado, a Praça Saens Peña era uma área de chácaras particulares e fazendas de café. No ano de 1820, se estabeleceu no local a Fábrica de Chitas (uma das primeiras indústrias do país), que se manteve por volta de 20 anos, mas mesmo após o seu fechamento, o lugar continuou conhecido como Largo da Fábrica.

A inauguração da praça em 1911

Em 30 de abril de 1911 foi inaugurada a Praça Saens Peña e o local se tornou um grande e importante espaço de lazer para os moradores. A praça recebeu esse nome em homenagem ao presidente argentino Roque Sáenz Peña, que fora eleito em 1910 e veio em visita ao Brasil no mesmo ano. Este foi um período que o país reforçava a política da boa vizinhança com os países vizinhos, daí a homenagem.


A praça hoje. Foto: O Globo.

Nenhum comentário: