Até cerca de 40, 30 anos atrás era muito comum os filhos, quando se tornavam adultos e se casavam, ganharem casas dos pais para abrigarem as suas famílias, afinal de contas, como diria aquele bom e velho ditado: quem casa, quer casa. Hoje percebemos que esse perfil mudou. Embora ainda haja exceções, uma boa parte dos jovens permanece na casa dos pais por muitos e muitos anos, mesmo quando eles já não estão mais tão jovens assim...
A família formada pelos pais Paulo e Teresa e a filha Bel, no filme Praça Saens Peña, vive o dilema de ainda viverem de aluguel, sendo um dos maiores sonhos de Teresa, ter a sua casa própria. Bel ainda está saindo da adolescência, mas será que ela fará parte da geração canguru uns mais tarde?
Geração Canguru?
Talvez a causa seja a maior liberdade que o jovem tem hoje dentro de casa, outro motivo poderia ser o suporte econômico para cursar a faculdade sem se preocupar em pagar as contas no final do mês, ou a razão seria a dificuldade de estabilização no mercado de trabalho, ou quem sabe é uma simples comodidade?
A geração canguru é um fenômeno que acontece com os jovens dos dias de hoje, que muitas vezes até têm empregos e poderiam morar sozinhos, mas preferem viver com os pais. Segundo dados do IBGE, no Brasil, mais de oito milhões de jovens, entre 25 e 40 anos, moram com os pais.
Se essa tendência continuar, será que teremos uma nova geração de crianças que, além de morar com os pais, também moram com os avós?
Nenhum comentário:
Postar um comentário