quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Laranjeiras: um bairro família

Laranjeiras, juntamente com os bairros da Glória, Catete, Flamengo e Cosme Velho, faz parte de uma antiga e importante região da cidade do Rio de Janeiro, conhecida como terras da Carioca: a bacia hidrográfica do rio Carioca. A história do bairro se confunde com a da própria cidade. A versão de que o nome Laranjeiras vinha do fato de existirem muitos laranjais foi criada por Maria Graham, inglesa que esteve no Rio de Janeiro em 1821. Essa é uma versão muito conhecida e repetida pelos historiadores, mas segundo o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti, não tem fundamento, até porque, no ano em que a inglesa esteve aqui havia muito mais pé de café do que laranjeiras.

Hoje Laranjeiras é um bairro aconchegante e super atraente: Chorinho na praça, crianças brincando, homens jogando carta, senhoras papeando nos bancos... esse é parte do retrato da área! Quem mora por lá sabe... Mário Avellar, 58 anos, músico, é morador de Laranjeiras há 23 anos e é um apaixonado pela região: Compramos um apartamento na Praça São Salvador, em Laranjeiras, no ano de 1986 e desde então, eu e minha família somos moradores do bairro, nessa parte que é a confluência do Flamengo, Catete e Laranjeiras. Já se vão 23 anos. Morar aqui é ótimo! Temos o Aterro do Flamengo, lugar delicioso para caminhadas, onde se reúnem os mais diversos tipos de pessoas. Temos chorinho na Praça aos domingos, aonde os moradores da região e outros de fora vêm para se deliciar. Temos comércio farto e metrô próximo. Somos muito felizes por ter escolhido esse lugar especial para morar.

E uma das moradoras ilustres que a região já teve foi a cantora Cássia Eller. Para homenageá-la o amigo Nando Reis compôs a música All Star, que cita o bairro onde a artista morava na época. Para matar a saudade, ouça a música embaixo!



Quer ver mais fotos lindas do bairro? Clique aqui!

Nenhum comentário: