segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aldir Blanc e a música


Participação mais do que especial no longa Praça Saens Peña, o compositor e escritor Aldir Blanc nasceu e cresceu no bairro do Estácio, mudando-se depois para a Tijuca. Para quem não sabe, Aldir Blanc chegou a fazer faculdade de Medicina, especializando-se em Psiquiatria, porém, alguns anos depois, largou o ofício e passou a se dedicar exclusivamente à música. Os cariocas agradecem!

Um dos seus parceiros mais importantes foi João Bosco. Com ele, Aldir compôs os seus primeiros sucessos, como Bala com bala, gravado por Elis Regina em 1971. Em 1973, João Bosco lança um LP interpretando composições da dupla, e no ano seguinte, Elis Regina lança outro LP com novas canções dos compositores, incluindo O mestre-sala dos mares, Dois pra lá, dois pra cá e Caça à raposa. Mas é em 1979, que a grande Elis grava um dos maiores sucessos da dupla: O bêbado e a equilibrista. E para matar a saudade, assista a esse vídeo de Elis Regina interpretando essa belíssima canção:




No ano de 1983, Aldir Blanc rompe a parceria com João Bosco e depois disso teve muitos outros parceiros, como Maurício Tapajós, com quem compôs Querelas do Brasil, entre tantas outras. Foi com Maurício também que Aldir se lança como intérprete, no LP independente de 1984. Outras parcerias vieram com Moacyr Luz e Guinga. Em 1996, Leila Pinheiro grava disco só com composições de Guinga/Aldir Blanc, no mesmo ano, é lançado o CD comemorativo Aldir Blanc – 50 anos, com muitas participações especiais. Aldir Blanc ainda publicou vários livros, como: Rua dos Artistas e Arredores, Brasil passado a sujo, Vila Isabel – Inventário de infância, entre outros, além de escrever crônicas para diversos jornais no Rio de Janeiro e São Paulo, como O Dia, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo.

Um comentário:

Unknown disse...

www.emma-actividades-musicais.pt