quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A minha praça!

Para homenagear as diversas praças que fazem parte das nossas vidas, nós publicaremos uma série de posts sobre as histórias de algumas das mais importantes do país. Hoje falaremos da Praça da República, que fica em São Paulo.

E não deixe de nos contar qual é a praça da sua vida!


A Praça da República em São Paulo

Ainda com traços de urbanização europeia, a praça faz um elo entre o chamado Centro Velho e o Centro Novo. O local, que antes era usado para exercícios militares, foi palco de festas, cavalgadas e touradas, além de ser usado como pasto de animais e era conhecido com Largo dos Curros. O nome Praça da República veio em 1889, data em que o Brasil tornou-se uma república. O primeiro grande marco aconteceu em 1894, quando ela foi escolhida para ser o endereço da Escola Normal Caetano de Campos, que agora abriga a Secretaria Estadual de Educação.

Hoje a praça é bastante conhecida por sua Feira de Artesanato, que acontece aos sábados e domingos e conta com mais de 600 barracas com materiais oriundos principalmente dos estados do Norte e Nordeste. É o Brasil mostrando a sua cara para os visitantes vindos de diversas partes do mundo. Isso sem contar com a diversidade gastronômica, que agrada os mais exigentes paladares.

Um comentário:

Dri Torres disse...

Em BH, a Praça da Liberdade foi e sempre será um símbolo da minha trajetória. Nasci e fui criada na região, onde a babá namorava com o militar enquanto nos levava para passear (hoje casada com ele), para onde fugia de casa e chorava olhando aquelas rosas magníficas... e mais tarde, levava meus cães para passear e onde conheci pessoas maravilhosas. Hoje, morando em outro bairro, sempre que passo por lá vejo minhas histórias desfilando em minha mente - e sinto a mesma vontade de passear pelas roseiras e para reviver lembranças tão boas! Viva a Praça!
Abrs
Adriana