segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Uma praça em Salvador

Um dos lugares mais conhecidos de Salvador é a Praça Castro Alves, localizada no final da Avenida Sete de Setembro e início da Rua Chile. Ponto central do carnaval da cidade, a praça recebe no ultimo dia da folia (terça-feira) o “Encontro de trios”, quando vários trios elétricos e seus blocos se juntam para encerrar a festa. O lugar também costuma abrigar diversos eventos e shows.

O nome da praça é uma homenagem ao poeta baiano Castro Alves (1847 – 1871). No lugar, existia o importante Teatro São João, onde o poeta dos escravos conheceu a atriz portuguesa Eugênia Câmara, com quem viveu um romance. O teatro foi destruído em um incêndio no ano de 1923.

A Praça Castro Alves, em Salvador

A praça possui uma grande estátua de bronze de Castro Alves, que foi fundida em 1922. Na base, encontra-se a frase: “A Bahia a Castro Alves”. Em 1971, no centenário de sua morte, seus restos mortais foram transferidos para o monumento, que também passou a ser túmulo de Castro Alves.

Parafraseando o poeta, que no poema “O povo ao poder” diz: “A praça é do povo/ Como o céu é do condor”, Caetano Veloso, em sua canção “Um frevo novo”, lançou os versos: “A Praça Castro Alves é do povo/ Como o céu é do avião”.

Nenhum comentário: