O bairro do Grajaú, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, ganhou esse nome em homenagem à cidade de Grajaú, localizada no interior do Maranhão, isso se deu ao fato do engenheiro responsável pelo projeto e criação do bairro ter nascido por lá. Antônio Eugênio Richard Júnior, o engenheiro, leva o nome da principal via do Grajaú, a Avenida Engenheiro Richard.
Como em diversos bairros no Rio de Janeiro, o Grajaú convive com um extremo contraste social: colocando lado a lado moradores mais pobres, residentes dos morros e moradores de classe média, residentes do asfalto. Porém, ainda com aspectos de cidade pequena, o bairro possui ruas arborizadas e tranquilas, alternando antigas nobres residências e edifícios mais modernos.
Um dos charmes do local é a Praça Edmundo Rego, onde realizam-se festas recreativas aos domingos, com direito à cavalo, pôneis e cabritos. O bairro ainda abriga tradicionais clubes para passar tardes sossegas e tranquilas com a família, como o Grajaú Country Club e o Grajaú Tênis Clube. Dentro do bairro ainda localiza-se a Reserva Florestal do Grajaú, criada em 1978 como uma reserva ambiental e que depois foi transferida para a categoria de parque. E para quem gosta de uma aventura mais radical, o Grajaú pode se uma ótima opção para a prática de montanhismo, tendo como principal pico a Pedra do Andaraí, localizada na própria reserva.
Um comentário:
É um belo bairro, está meio abandonado pelo poder público.Um dos melhores da zona norte do Rio.
Postar um comentário